Coordenadas GPS:
N 41º32'53' , W 8º25'35''
N 41º32'53' , W 8º25'35''
Largo de São Paulo
4700-042 Braga
4700-042 Braga
A Capela de Nossa Senhora da Torre, Adossada a uma das antigas portas da cidade, a de Santiago, está integrada no edifício onde se encontra o Museu Pio XII na freguesia da Cividade.
Capela construída entre 1756 e 1759, sendo o desenho da autoria do arquiteto André Soares. No topo da torre de Santiago encontra-se um conjunto sineiro e, na sua base, um oratório dedicado a Nossa Senhora da Torre, erguido como forma de agradecimento por a cidade ter sido poupada ao terramoto de 1755.
Este edifício era parte do Colégio e do Seminário de Santiago, e foi a antiga capela, construída no século XVIII, como ação de graças à Virgem por ter protegido a cidade durante o devastador terremoto em Lisboa, Portugal. Note-se a alta torre medieval, agora convertido em um museu da história da cidade, cuja visita é parte da turnê do Museu Pio XII.
A torre é de 5 andares, acessíveis através de dentro do elevador. Em cada andar, foi colocada uma tela interativa que conta os diferentes momentos históricos na cidade:
O primeiro piso ilustra o período que vai dos brácaros à reconquista; no segundo piso contempla-se a Braga medieval; o terceiro piso coloca-nos no renascimento – Braga a dilatar-se por belas praças; o embelezamento desses novos espaços (obra dos arquitetos André Soares e Carlos Amarante) é narrado no quarto piso; por último, o quinto piso põe-nos em contacto com Braga atual… No cimo da Torre… uma magnífica panorâmica.
A entrada é feita a partir do Largo de São Tiago, em frente à Igreja de São Paulo.
Foto de Eduardo Portugal, em 1926 |
Texto: igogo /minube
Fotos: minube /panoramio /
Sem comentários:
Enviar um comentário