terça-feira, 4 de março de 2014

Fonte do Pelicano

Coordenadas GPS: 
N 41º 33' 04' , W 8º 25' 40''
A Fonte do Pelicano, localiza-se no centro da Praça do Município em Braga.
A fonte de estilo maneirista-joanina é da autoria do escultor Marceliano de Araújo.


Originalmente encontrava-se nos jardins do Paço Arquiepiscopal Bracarense. Mais tarde esteve vários anos no Parque da Ponte, até ser mudada para a localização actual no tempo da presidência da Câmara de Viriato Nunes. Na praça foi sujeita a transformações, elevando-se o seu centro.

Conhecida por Fonte do Pelicano, esta fonte Joanina (1745-1756) situa-se ao centro da Praça do Município de Braga, tendo como pano de fundo o edifício da Câmara Municipal.


A Fonte do Pelicano foi mandada erguer pelo arcebispo D. José de Bragança entre 1745-1756. A fonte é composta por cinco corpos. O central mais elevado desenvolve-se a partir de um robusto pilar que sustém uma taça facetada, sobrepujada por um escudo ostentando as armas reais, terminado pelo chapéu arquiepiscopal. A pedra de armas é enquadrada lateralmente por dois anjos tocheiros e encimada por uma esfera armilar. A coroar este conjunto encontra-se um pelicano com dois filhotes que dão o nome à fonte.

Os outros quatros elementos são de menores dimensões. Formam-se a partir de uma taça facetada que, ao centro, mostra um pequeno plinto sustentando uma bola com um menino, deitando água pela boca e, em dois deles, os meninos seguram dois pelicanos a deitar água pelo bico.

Este conjunto arquitetónico está enquadrado por um tanque de contorno mistilíneo, construído já no nosso século, em 1967, aquando da transferência da fonte para este local, da responsabilidade do arquiteto municipal Cortez Marques.



Texto: wikipedia /Infopédia
Fotos: Wikipédia /Infopédia /Fotothing 

Sem comentários:

Enviar um comentário